quinta-feira, fevereiro 7

Mitos X Verdades- Planta carnívora come gente? Manga com leite faz mal?




Gatos caem sempre de pé? Faz mal comer catarro? Chuva de sapos existe? Veja a resposta para estes mitos populares! Mostrem para suas mães e avós, aposto que eles já falaram alguma dessas coisas...



Plantas carnívoras comem gente
Pode ficar tranquilo! Elas não comem carne e muito menos pessoas. As plantas carnívoras gostam mesmo de insetos. Há uma única exceção: a Nepenthes rajah, considerada uma verdadeira planta carnívora: devora passarinhos, lagartos e até pequenos sapos!


Faz mal engolir catarro se estamos gripados
É isso mesmo! Da próxima vez que estiver gripado, nada de encher o peito e acabar engolindo aquela secreção esverdeada. O muco pode até ir para os pulmões e ajudar no surgimento de uma pneumonia. O melhor é manter o papel higiênico sempre à mão.
Tomar sorvete no inverno dá dor de garganta
Que nada! O que provoca inflamações na garganta, como amidalites e faringites, são vírus e bactérias; a culpa não é daquele delicioso sorvete. Aliás, se estiver com dor de garganta, a delícia pode ajudar, já que alimentos em baixa temperatura diminuem a sensação de dor.
As florestas são o pulmão do mundo
Isso é lenda. Um pulmão inspira oxigênio e elimina gás carbônico (como fazem todos os animais). Já as plantas (florestas e algas) inspiram gás carbônico e eliminam oxigênio.
Baleias orcas são assassinas cruéis
Mito! O apelido surgiu por causa da mãe orca, que leva a presa viva para os filhotes como uma forma de ensiná-los a caçar. Em cativeiro, a orca costuma ser dócil.




Manga com leite faz mal
Pelo contrário! O leite é rico em proteínas e cálcio, e a manga é fonte de fibras e energia. A lenda surgiu no período colonial; os senhores dos escravos não queriam que eles tomassem leite, uma bebida cara, e por isso inventaram a mentira.
Comer e ir para a piscina faz mal
Esbaldar-se no almoço e depois correr para o nado não é recomendado. O motivo? A digestão requer uma grande quantidade de sangue do corpo concentrada no estômago. Se você se movimentar demais, pode desviar o foco do sangue e prejudicar a digestão.
Assistir TV perto da tela faz mal à visão
Não faz mal, mas pode ser o sintoma de algum problema de vista já existente. Ou seja, por não enxergar muito bem, a pessoa se aproxima da tela. As pessoas também achavam que o hábito fazia mal porque as antigas televisões supostamente emitiam radiação prejudicial.
Leite morno ajuda a dormir 
Não existem estudos que realmente comprovem a eficácia da bebida na hora de cair no sono, mas o leite possui, sim, uma substância que provoca o relaxamento e ajuda na hora de ir pra cama.
Elefantes têm medo de ratos
Mito! Conta a lenda que o elefante teria receio de que um rato entrasse na tromba e o matasse asfixiado. A conclusão pode ter surgido por uma reação desse animal a um bicho estranho para ele, surpreendendo-o.
Goma de mascar gruda no estômago se for engolida 
Não gruda! Só não vale usar isso como desculpa para engolir todos os chicletes, pois isso não é recomendável. A goma não é um alimento e, por isso, não é digerida muito bem – vai embora direto com as fezes.
Música alta prejudica a audição
Principalmente nos viciados em fones de ouvido. Um estudo de 2008 mostrou que quem ouve música alta nos fones por mais de uma hora por dia, por cinco anos ou mais, pode ter a audição reduzida!
Baratas sobreviveriam a uma guerra nuclear
Existem fatores que vão garantir a sobrevivência das baratas. Elas têm enorme capacidade de reprodução, aguentam até um mês sem comer e suportam dez vezes mais radiação do que o homem. Elas também têm uma grande facilidade de adaptação a novos ambientes.
Se você ficar vesgo e bater um vento, você ficará assim para sempre
Isso não vai acontecer se tentar parecer estrábico por alguns segundos – e o vento não tem poder nenhum sobre isso. No máximo, um cisco vai entrar no seu olho. E só.
A tartaruga não consegue se desvirar
Ela só consegue se desvirar se tiver um objeto para se apoiar. Se estiver numa superfície lisa, a tartaruga vai precisar de ajuda ou vai morrer de cabeça para baixo – o risco vale também para cágados e jabutis.
Dá choque térmico sair do banho e ir para o frio
Pode até dar, mas no Brasil isso seria bem raro. É que aqui quase não rola uma variação suficiente de temperatura para causar o choque. Mesmo assim, o conselho da sua mãe é válido: variações assim não levarão você à morte, mas podem causar resfriados e até uma paralisia facial.
Faz mal aos olhos ler em movimento
É lenda! Os olhos não são prejudicados neste caso. Algumas pessoas ficam enjoadas se leem nessas circunstâncias, porque rola um conflito entre sensores no nosso corpo. Se você não sente nada, aproveite!
Sapos lançam veneno nos olhos das pessoas 
Alguns sapos, como o cururu, têm glândulas atrás dos olhos com veneno. Acidentalmente, se um animal morder esse local, o líquido pode sair.
Se passar a mão na borboleta e depois nos olhos, você fica cego
Ufa, ainda bem que é mentira, hein! O único risco de passar a mão numa borboleta e depois nos olhos é se alguma escama da asa entrar em contato com o olho e irritar a região, assim como acontece com um cisco.
Chuva de sapos existe 
Apesar de ser muito rara, a “chuva” de sapos já ocorreu em vários lugares do mundo. Durante uma tempestade ou passagem de furacão, eles são sugados para cima e, então, podem cair em locais distantes de onde estavam. E, acredite, já choveram coelhos, espigas de milho e até peixes.
Cães sentem “cheiro” de medo 
Na verdade, eles podem interpretar reações das pessoas como sendo uma ameaça e se defender. Basta uma mudança facial, de postura, transpiração ou até aceleração da respiração para eles se tornarem agressivos.
O deserto do Saara já foi floresta
Pinturas em rochas mostram que, no passado, lá existiam florestas, rios e lagos. O Saara virou deserto há cerca de 5.500 anos e pode até um dia voltar ao estado original.
Gatos sempre caem de pé
Nem sempre. Para que isso aconteça, os gatos precisam de uma altura mínima para ter tempo de virar o corpo. Acima de 30 centímetros do chão, a maioria consegue corrigir a postura e cair de pé.
Um raio nunca cai duas vezes num mesmo lugar
A chance é pequena, mas existe. Isso vai depender do local. Por exemplo, um pára-raio ou uma árvore podem atrair mais duas ou três descargas elétricas numa única tempestade.
A abelha morre quando pica
A abelha operária, que protege a colmeia, tem um ferrão. Após dar a ferroada, ela tenta escapar voando, mas arranca a parte de trás de seu abdome, que fica presa ao ferrão. Por isso, o inseto não consegue sobreviver ao ataque. Coitada! 
Um ano do cão equivale a 7 anos na vida das pessoas
Depende, principalmente, do tamanho do bicho. Em cães pequenos, como o pinsher miniatura, um ano é o mesmo que 22 anos de uma pessoa. Já nos maiores, como o labrador, um ano equivale a 12 anos de um humano.
Plantas se comunicam
Pode parecer estranho, mas plantas e vegetais “conversam” entre si. Eles se comunicam liberando substâncias químicas, como aromas e toxinas. É assim que uma planta percebe a outra a seu lado e pode responder a essa presença.



1 recadinhos:

Patricia disse...

Não li todos os mitos e verdades, na verdade li apenas um porque encontrei a foto por acaso no Google. O mito sobre engolir catarro é mentira. O argumento do blog foi o seguinte "O muco pode até ir para os pulmões e ajudar no surgimento de uma pneumonia."
Absolutamente NADA do que engolimos vai para os pulmões, a menos que a pessoa apresente alguma disfunção. Tudo aquilo que engolimos vai para o estômago e sofre o processo de digestão que, por tim, fará com que o que não foi aproveitado pelo organismo seja eliminado nas fezes. O mesmo ocorre com o catarro, seja ele de gripe ou não. Quando engolimos o catarro a única coisa que acontece é que ele será expelido nas fezes, ele JAMAIS voltará para o pulmão, a menos q você esteja em uma piscina de catarro e, por reflexo inspiratório, inspire todo esse catarro, aí sim ele vai para o pulmão. Mas é claro que essa situação é absolutamente improvável.

Sobre o blog

Minha foto
Nesse blog tem muitas postagens que vocês vão amar!! Além disso tem: Horóscopo; Moda; Beleza; Testes; Pets; Dicas; Ídolos; e muito mais... Espero que gostem!!!

Seguidores

Obs.:

Nem todas as postagens estão selecionadas no sumário. Se quiser visualizá-las:

* Veja no arquivo - blog archive- as datas e anos (selecione o que você quer e veja os antigos)
* Clique em postagens mais antigas e veja as anteriores, as que não aparecem na primeira página.

Esse blog foi feito pra você, curta muiiito!! ♥

Equipe REVISTA TEEN

Arquivo do blog

Marcadores!

Alimentação (15) arte (19) Beleza (151) Brinquedo (1) Cabelo (57) Culinária (54) Curiosidades (53) Dinheiro (7) Diversão (117) Ecologia (18) Escola (24) esô (7) ESPECIAIS (24) Esporte (11) Etiqueta (6) Famosos (177) Filme (30) Horóscopo (3) Maquiagem (67) Meu pet (28) Moda (84) Música (9) novidades (25) Novidades do blog REVISTA TEEN (22) O Boticário (6) Perfume (9) Teste (7) Unhas (39) Vídeo (69)

Gmail

Gmail
Agora o blog tem gmail ! revista.teen3@gmail.com Mande dicas, informações, sugestões, dúvidas, críticas e o que você quiser !!!!

Deixe seu recado

Selo

Selo
Ganhei do blog suuuper fofo Milk Shake da Pipoquinha!! Amo ler ele também!!

Terceiro lugar no concurso MSP

Terceiro lugar no concurso MSP
Muito muito muito obrigada a todos que votaram no blog!!

Parceiro:Fini

Parceiro:Foroni

Parceiro:Top Beauty

Postagens populares

Visitas

Cópia é crime! Criatividade faz bem a saúde... pense nisso. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...